Baseada no Modelo Social da deficiência e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2008), a ASSF baseia seus princípios:

  • No respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas;

  • A não discriminação;

  • A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade;

  • O respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade;

  • A igualdade de oportunidades;

  • A acessibilidade;

  • A igualdade entre o homem e a mulher;

  • O respeito pelo desenvolvimento das capacidades das crianças com deficiência e pelo direito das crianças com deficiência de preservar sua identidade.

Além disso, para nós, a deficiência não está localizada nos sujeitos ou nas lesões, e sim nos ambientes poucos sensíveis à diversidade humana. As dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência são, portanto, resultado da forma pela qual a sociedade lida com as limitações e as sequelas físicas, intelectuais, sensoriais e múltiplas de cada indivíduo. Sendo assim, a deficiência só existe quando ão há acessibilidade e somos todos responsáveis pela remoção e diminuição de barreiras sociais.

Rejeitamos práticas organicistas de reabilitação, pois entendemos que as pessoas com deficiência não precisam se reabilitar para poderem participar de esportes como o surf. Nós queremos é que todos os nossos alunos desfrutem do prazer de viver através do surf! 

O Mar é a nossa casa e nosso amigo. Além de nos acolher ele nos cuida e proporciona incríveis benefícios para nossa vida:

  • A água do mar fortalece o corpo contra vírus  bactérias e fortalece o sistema imunológico do corpo. O cloreto de sódio, substância que faz com que a água do mar seja salgada, possibilita melhor funcionamento das células do corpo, principalmente as imunológicas.

  •  A Água do Mar é rica em sais minerais, como Sódio e Iodo, elementos que possuem ação cicatrizante e antisséptica para a pele. 

  • Quando mergulhamos no mar, expiramos o ar que temos em nossos pulmões. Esse movimento proporciona limpeza dos brônquios.

  • Por conter magnésio, a água do mar é um importante calmante e alivia consideravelmente a ansiedade. Essa substância é responsável por relaxar a musculatura do corpo. 

  • Os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo, energizando o organismo.

Bora surfar?

A ASSF oferece aulas gratuitas de surf para pessoas com deficiência através de pranchas e materiais adaptados. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar de instrutores, profissionais e voluntários que desenvolvem carinhosa e cuidadosamente um planejamento de acordo com as necessidades singulares dos novos surfistas. As aulas são realizadas na Praia da Barra da Lagoa, junto ao restaurante Vereda Tropical, Florianópolis, SC, Brasil.

"Queremos que pessoas que nunca tiveram a oportunidade de praticar o surf possam sentir a alegria de viver através dele e que com isso, sintam-se capazes tudo!"

Diretoria Atual
Fidel Teixeira Lopes
Fundador
Presidente

Atleta de Surf Adaptado. Vice campeão catarinense de surf na categoria adaptado em 2016. Auxiliar Técnico de Comunicação e Redes.

Thiago Fonseca de Oliveira
Vice-presidente

Educador Físico, surfista há 20 anos. Há 2 anos envolvido com o surf adaptado.

Equipe Técnica Multiprofissional
Sara Uchôa
Psicóloga

Surfista, psicóloga, artesã, vice-presidente do Projeto Onda Azul de surf para crianças com autismo.